Nossos princípios orientadores são pilares fundamentais para a ABBINS, seus associados e colaboradores:
Busca pelo Entendimento: A ABBINS valoriza a legitimação pelo processo democrático e se compromete em buscar constantemente a construção de entendimentos baseados em consensos ou aprovação pela maioria.
Responsabilidade Social: Repudiamos o trabalho escravo e nos comprometemos com o cumprimento rigoroso da legislação brasileira. Além disso, acreditamos que nossa responsabilidade social vai além de minimizar danos; devemos sempre buscar a promoção de benefícios para todas as partes interessadas: empresários, trabalhadores, comunidades e fornecedores. Nossas decisões e orientações visam sempre a produção de benefícios compartilhados.
Responsabilidade Ambiental: Acreditamos que a biociência é fundamental para a construção de sistemas produtivos mais sustentáveis, regenerativos e resilientes. Estamos empenhados em promover uma revolução no campo por meio da produção e uso de insumos de matriz biológica. A ABBINS trabalha para a construção dos sistemas produtivos do futuro, que contribuam com o armazenamento de carbono, melhorem a microbiota do solo e promovam uma interação cada vez mais harmônica com a biodiversidade.
Fortalecimento da Regionalização: Compreendemos que áreas urbanas e rurais de uma região são intimamente conectadas por uma variedade de vínculos, especialmente o fluxo de pessoas. Trabalhamos para promover um desenvolvimento coordenado na região, disponibilizando os insumos e serviços necessários à produção regional. Reconhecemos que a agricultura regenerativa tem vocação regional, especialmente pela possibilidade de produzir bioinsumos, remineralizadores e sementes para o plantio de cobertura de forma regionalizada.
Cuidados com Produtos e Processos: A atividade de produção e uso de bioinsumos é sempre guiada pela boa técnica. A segurança dos processos e produtos utilizados por todos os agricultores que produzem e utilizam bioinsumos já foi comprovada ao longo dos anos com os resultados da produção. Contudo, o aprimoramento constante é necessário e a ABBINS trabalha neste sentido.
Promoção da Cultura do Respeito Recíproco: A ABBINS respeita, valoriza e acolhe toda a diversidade da sociedade brasileira. Estamos sempre dispostos e empenhados em ouvir, compreender e abordar os impactos que nossas propostas têm sobre as pessoas e comunidades. Também estamos abertos a ouvir e incorporar sugestões que estejam alinhadas com a missão e princípios da nossa instituição, sempre de maneira transparente e objetiva.
Associação Brasileira de Bioinsumos.