Saúde do Solo e Densidade de Nutrientes

Um estudo da Universidade de Washington publicado na revista científica internacional PeerJ (2022) analisou dados agrícolas nos Estados Unidos e descobriu que os alimentos cultivados através da agricultura regenerativa tinham maior teor de nutrientes do que os alimentos normais.
Saúde do solo e densidade de nutrientes: comparação preliminar entre agricultura regenerativa e convencional.
Em geral, o solo nas fazendas regenerativas tinha mais matéria orgânica do solo. As pontuações de saúde do solo para fazendas regenerativas variaram de 11 a 30 (média = 20). As das fazendas convencionais variaram de 3 a 14 (média = 8).

Os resultados variaram substancialmente para nutrientes individuais e pares de fazendas, mas na média de todos os nove pares de fazendas, as culturas agrícolas regenerativas tinham:
34% mais vitamina K (10% mais a 57% mais),
15% mais vitamina E (11% menos a 70% mais ),
14% mais vitamina B1 (17% menos a 2 vezes mais) e
17% mais vitamina B2 (17% menos a 3 vezes mais).
Além disso, as culturas cultivadas de forma regenerativa tinham 11% mais cálcio (1% menos a 43% mais),
16% mais fósforo (10% menos a duas vezes mais) e
27% mais cobre (16% menos a duas vezes mais).
O repolho da fazenda regenerativa tinha 20%, 41% e 70% mais vitaminas C, K e E, respectivamente, bem como mais que o dobro de fenólicos e fitoesteróis, e 48% mais carotenóides do que o repolho do campo convencional.
Milho, soja e sorgo cultivados sob práticas regenerativas tinham, respectivamente, 17%, 22% e 23% mais zinco. Além disso, ervilhas e sorgo cultivados com práticas regenerativas tinham mais vitaminas, e a soja regenerativa e o sorgo tinham mais cobre.
No entanto, na média de todas as culturas, as regenerativas também tinham menos vitamina B6 e manganês, e a soja regenerativa tinha menos vitamina C e várias vitaminas B (B1, B3 e B6). No geral, diferenças mais substanciais foram observadas em repolho, ervilha e sorgo do que em milho e soja.

Facebook
Twitter
Email
Print

Veja aqui a carta de encaminhamento e o texto da proposta de projeto de lei:

plugins premium WordPress