Nota Técnica ABBINS 05/2023

Nota Técnica ABBINS 05/2023

Disputa comercial já está prejudicando os agricultores e um segmento industrial moderno que surgiu com um novo modelo de negócio no campo dos bioinsumos.

Assunto

Debate no Senado sobre projeto de lei que pretende regulamentar os bioinsumos.

Introdução

Escrevendo a um colega japonês, professor Kojima, Matin Heidegger procura explicar o que significa “europeização do mundo”. Argumenta que se quisermos considerar o elemento “europeu”, sob o ponto de vista de seu domínio planetário, devemos perguntar: De onde vem este domínio? De que retira seu estranho poder? Qual o elemento que nele se apresenta dominador? E conclui que como característica mais evidente se apresentará a
técnica moderna, principalmente se atentarmos para o modelo de relação entre homem e natureza sobre o qual foi edificada a moderna sociedade industrial.

Artigo

A agricultura é uma atividade humana milenar e em sua prática a rotação de culturas já era praticada por agricultores na Roma antiga, Grécia e China.

Com este processo os agricultores antigos observaram os bons resultados obtidos, especialmente quando utilizavam as leguminosas. Contudo, eles não sabiam que os bons resultados eram trazidos pela maior disponibilização de nitrogênio para as plantas.

Somente no século XIX, Hermann Hellriegel (1831-1895), químico alemão, compreendeu que as plantas leguminosas pegavam o nitrogênio atmosférico e reabastecia o solo por meio do processo atualmente conhecido como fixação de nitrogênio. Entretanto, Hellriegel não descobriu como os nódulos nas raízes das leguminosas realizavam a fixação do nitrogênio.

Coube a Martinus Willem Beijerinck (1851 – 1931), microbiologista e botânico holandês, identificar que os nódulos nas raízes das leguminosas continham microrganismos, especificamente a bactéria que ele chamou de rizóbio, e que esta bactéria realiza o processo de fixação de nitrogênio que é utilizado pela planta.

Descreveu um exemplo clássico de simbiose entre planta e bactéria. Este processo de fixação biológica de nitrogênio – FBN está presente na maioria das lavouras de soja brasileira.

Da teoria para a prática

Ao compreender esta interação entre a planta, bactéria, solo e nitrogênio, Beijerinck fez a transição entre a observação prática e a objetividade do conhecimento científico, ele trouxe a técnica, ou seja, trouxe o conhecimento objetivo para a realização de uma prática, compreendendo como ela de fato funciona.

Entretanto, na primeira metade do século XX, no universo dos insumos para a agricultura, o foco já não estava na interação biológica e sim na ação química, tanto para o combate de pragas quanto para a nutrição das plantas.

Na segunda metade do século XX, o moderno, o progressista, era utilizar as ferramentas ofertadas pela indústria química. Neste período, com as descobertas de moléculas direcionadas à produção de agrotóxicos, a pesquisa sobre a interação biológica e o controle biológico de pragas desacelerou.

De fato, desacelerou, mas não parou.

Na década de 1970, o sucesso de campo de controle biológico utilizando o Trichoderma constitui um exemplo de que as pesquisas não pararam. (…)

Isto é apenas um trecho do artigo, caso queira fazer o download do artigo completo em PDF, basta clicar no link abaixo:

Compartilhe nas redes sociais!

Facebook
Twitter
Email
Print
Facebook
Twitter
Email
Print

Veja aqui a carta de encaminhamento e o texto da proposta de projeto de lei:

plugins premium WordPress